Era uma uma vez no Japão uma banda de Hard Rock que se chamava Bow Wow. A meio da carreira tiveram a ideia brilhante de atacar o mercado ocidental.
A banda original é de 1975. Tocaram pela primeira vez ao vivo em 1976, mais pecisamente em Julho, em frente aos estúdios de cinema de Tokyo. O sistema foi económico já que tocaram em cima de um atrelado de um camião com energia fornecida pelo mesmo. Deu nas vistas. Foi assim que em Dezembro desse ano lançaram o primeiro album, editado pela editora Invitation.
A banda era composta pelo vocalista e guitarista Kyoji Yamamoto, vocalista e guitarista Mitsuhiro Saito, o baixo Kenji Sano e o baterista Toshiri Niimi.
O Kyoji Yamamoto desde logo demonstrou a habilidade de desenvolver a técina “hammer” bastante antes do Eddie Van Hallen o fazer.
O momento “altamente” da banda no seu início foi quando em 1977 foram a banda de abertura do Tour ao Japão da super banda Kiss. Isto acontece na altura em que promoviam o segundo album da sua carreira, “Signal Fire”.
No ano seguinte os Kiss não voltaram mas foi a vez dos Bow Wow serem a banda de abertura de uns meninos chamados Aerosmith. Seguiu-se Eddie Cochran que do concerto “Super Live” em Junho de 1978 gravou com os Bow Wow em conjunto o tema “Summertime Blues”. Mais um ano e outro album. O album “Charge” sai em em Dezembro de 1978 e exactamente um ano depois, “Guarantee” é o quarto.
Entretanto Kyoji Yamamoto tenta uma carreira paralela à banda, a solo, com o album Horizons, editado em 1980.
Nesse mesmo ano, os Bow Wow lançam três discos, “Glorious Road” em Fevereiro, “Telephone” em Setembro e “X Bomber Suite” em Novembro, fazendo desta incrível banda, a que provávelmente lançou mais albuns “por metro quadrado” num só ano na história do Metal, Hard Metal, Rock ou música de embalar.
Em 1981 foi a vez de “Hard Dog” uma banda sonora para um filme de desenhos animados com o mesmo nome.
Em 1982 os Bow Wow aparecem pela primeira vez na Europa. Tocam no Festival de Reading e estranhamente no festival de jazz de Montreux. Para capitalizar estes actos de bom gosto, a Roadruner Records lança na Europa o album “Asian Vulcano”. Sem duvida um vulcão que transforma em entusiata cada um que os ouve.
Ainda nesse ano a extraordinária editora Heavy Metal edita “Holly Expedition” e lança através da Roadrunner o album “Warning from stardust”.
Ambos os albuns vão receber reacções muito positivas dos media.
Para calma e bem estar, Kyoji Yamamoto edita mais um album a solo. “Electric Circus. A sua reputação de “metaleiro” cresce a olhos vistos.
Yamamoto não é apenas responsável pela descoberta ocidental do metal oriental. É também responsável por uma mudança de atitude na forma como se via o hard ou o metal que se faziam desde Hong Kong até ao Japão.
Para evitar colidir com uma loucura do Mr Malcom McLaren chamada Bow Wow Wow, a banda muda de nome passando a chamar-se Vow Wow. Muito inventivo...
A estrutura da banda muda. Mituro Saito, sai. Entra o ex vocalista dos Noise, Genki Hitomi e Rei Atsumi, teclista dos Sense of Wonder e dos Mondancer.
É já com esta formação que em 1984 sai “Beat Of Metal Motion”.
Durante a sua vida enquanto Vow Wow, mais seis albuns foram editados.
Em Junho de 1985 “Cyclone”, Janeiro de 1986 com produção de Tony Platt “III”, em Julho de 1986 “Vow Wow Live” que no Japão saíu como “Hard Rock Night” e em Setembro de 1987 “Vow Wow V”, gravado em Ibiza tendo como produtor Kit Woolven.
John Wetton, baixista dos Asia e dos Uriah Heep, participa no single “Don't Leave Me Now”.
Em 1988 é editada uma compilação de todos os albuns dos Bow Wow. Nesta altura já a banda vivia há dois anos em Londres.
O baixista Kenji Sano sai e é substituído espantosamente por Neil Murray, ex Whitesnake, baixista de Gary Moore. É caso para dizer, Wow.
Foram momentos altos estes no Reino Unido que culminam com “Live in the UK”, um video gravado no London Astoria em Março de 1989.
Murray sai entretanto para os Black Sabbath. É substituído por Mark Gould, um baixista norte americano que participa no que viria a ser o último album da banda, Mountain Top, editado por Bob Ezrin.
Estamos em 1990 e a banda divide-se. Yamamoto cria a banda Wild Flag e Atsumi junta-se à Revolution of Red Warriors.. Yamamoto vira-se em exclusividade para o mercado japonez. E quando em 1995 lança o mini album “Bow Wow #0” fa-lo de novo com o nome original da banda.
Um novo alinhamento da banda acontece com a entrada do vocalista Tetsuya Horie, o segundo guitarra, Hiroshi Yaegashi, o baterista Shotaro Mitsuzono e o baterista Eiji Mitsuzono. É com esta formação que sai “Bow Wow #2”
Em 1998 editam um mini album de nome “Still on fire”. Neste apenas participam Saito, Yamamoto e Niimi.
Em Julho de 1999 sai “Ancient dreams” que teve a participação de Kyoji Yamamoto como vocalista, o guitarrista Mitsuhiro Saito, o baixista Daisuke Kitsuwa e o baterista Toshihiro Niimi.
Para a presentação deste trabalho ao vivo, Kenji sano voltou à banda. “Live explosion 1999” é feito com excertos desses espectáculos.
Uma vez mais Sano deixa a banda vindo para o seu lugar o baixista de estúdio Daisuke Kitsuwa.
"Beyond” sai em Dezembro de 2000, “Another Place” em Julho de 2001, “What's Going On?” em Fevereiro de 2002, o album ao vivo “Super Live 2004” sai em Outubro de 2005 e logo em Novembro sai “Era”.
Uma banda decididamente pouco conhecida no ocidente já que quem os ouviu hoje já é velho para a malta que curte o metal actual.
Ninguém ouve Vow Wow, mas falar deles sabe bem! Fica aqui o conselho para quem gosta de metal pesado, vão à net e procurem. Não é preciso saber japonez para entender que os Bow Wow, ou Vow Wow, são altamente, e brutais.
Imaginem olhar à volta e ter montes de malta muito jovem, e depois um monte de pessoal com cinquenta e tal anos, tudo a abrir.
Mokk’zz séz Xauz.
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